terça-feira, 18 de outubro de 2011

QR Code nas mídias externas

24/10/2011Já nos acostumamos de ver em revistas e cartazes o fomoso Qr Code: o "código de barra" que permite que pessoas interajam com anúncios e afins. O sucesso desta tecnologia na plataforma impressa não demorou muito para chamar a atenção dos publicitários, que começaram a utlizá-la em outras plataformas. E assim as mídias externas também passam a conter a tecnologia.




A proposta dos anúncios que possuem a tecnlogia do QR-Code é fazer o público interagir com a peça, encontrar mais informações sobre o produto e gerar mídia espontânea através do boca-a-boca. Com este conceito na cabeça, pensamos em alguns cuidados que deveríamos tomar antes de utilizar a ferramenta:

  • disponibilidade
  • visibilidade
  • velocidade
  • interação
Calma, explicamos: não adianta colocar o QR-Code na peça e não se preocupar se irá funcionar, então é essencial testar se o anúncio não está longe demais do público, ou se o local onde o anúncio se encontra tem acesso a internet.

Atrelado a isso a visibilidade e a velocidade também devem ser considerados, como por exemplo: no local onde a peça se encontra as pessoas costumam estar paradas ou em movimento? O local é aberto ou é escondido?


Imagem 2
As peças do filme Capitães de Areia (Brasil, 2011) são um bom exemplo do que não se deve fazer: as peças deveriam disponibilizar para o úsuario o trailler do filme, no entanto, na imagem 1 a peça está muito longe para se ler o código e na imagem 2 não tem sinal para celular.

Imagem 1
Para finalizar a interação, quando se utiliza o QR Code em alguma plataforma é interessante não deixar o interação com o  público "morrer". Estimule seu público a fazer algo, tirar uma foto, postar no     Facebook etc.  Essa tecnologia é uma especie de corrente para uma campanha multiplataformas, use-a com sabedoria!




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