sábado, 1 de outubro de 2011

Londres 2012: os primeiros Jogos das Redes Sociais

Todos sabemos que os grandes eventos esportivos geram grande repercussão por parte de todos (vide Brasil 2014 / 2016). 


Toda esta “concentração de atenção” proporciona grandes oportunidades para todos os envolvidos direta ou indiretamente com o evento: o país-sede, que ganha o famoso “legado”; os países participantes, que ganham exposição; os patrocinadores, que ganham – e muito – com a exposição das marcas; e todas as empresas do ramo de Entretenimento, Turismo, Esporte, entre outros.


Além disto, podemos observar que um grande fenômeno que cerca nosso cotidiano cada vez mais tem relação direta com estes grandes eventos e, por que não dizer, com o mundo do Esporte em geral.

Na edição desta semana do jornal Meio & Mensagem, é abordada a questão da presença das Mídias Sociais na cobertura dos Jogos Olímpicos de 2012, que serão realizados em Londres. O título da matéria é “Olimpíada de 2012 tem sua primeira ‘medalha’”, e o destaque fica por conta da afirmação “Jogos de Londres serão os primeiros nos quais as pessoas compartilharão o evento, no mesmo instante, com milhões de outras.”

Além dos próprios jornalistas poderem transmitir as informações do evento através da rede (diga-se de passagem, muitos não terão credencial), as pessoas comuns – eu, você, seu amigo, quem sabe até sua mãe – poderão produzir, comentar e repercutir os Jogos. Neste sentido, uma iniciativa interessante foi colocada em prática: o #media2012, uma espécie de rede de informações que basicamente servirá como uma central de notícias. A iniciativa é britânica, mas como será algo alimentado por milhares e milhares de “tweets”, todo o mundo poderá “entrar na rodinha” e fazer os Jogos “bombarem” nas Redes Sociais.

Como se não fosse o bastante, algo também muito importante é observado na reportagem: os próprios atletas irão produzir conteúdo e contar os acontecimentos “direto da fonte”. Na verdade, é algo que já acontece com os chamados “atletas blogueiros”, mas desta vez veremos ações de empresas neste sentido, como é o caso da rede de TV Esporte Interativo, que terá 25 atletas brasileiros produzindo conteúdo. Ganha o atleta e ganha a empresa.

Sem dúvida, podemos chamar os Jogos Olímpicos de Londres de “primeira olimpíada das Redes Sociais”. Imagine o que vem por aí em 2016...

Ahhh...seria muita “falta de sacanagem” te deixar curioso(a) né? Então lá vai o link da matéria:




Nenhum comentário:

Postar um comentário