quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prós e contras das novas tecnologias

Apesar das lindas palavras de Arnaldo Jabor falando das maravilhas da humanização da Apple perante os computadores, sabemos que não é bem assim. Como toda empresa, a Apple é movida pelo capital, e se a empresa faz aparelhos inovadores que caem facilmente no gosto popular, é porque dá lucro. E quem não gosta de lucro?

No entanto, não devemos deixar de reconhecer os avanços e a importância que a empresa de Steve Jobs teve nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Por exemplo, os computadores que conhecemos hoje existem graças à empresa da maçazinha. Com a tecnologia dentro dos lares, o conhecimento se tornou mais acessível a um maior número de pessoas. E o que isso tem a ver com Tecnologia da Informação? É bem simples: com a criação de novas tecnologias tende-se a substituir as já existentes, mudando assim a maneira como conversamos, trocamos ideias, e interagimos.

Por falar em novas tecnologias e as mudanças que trazem para o nosso cotidiano, há inúmeros aparelhos da Apple que colaboraram para essas mudanças de hábitos. A criatividade de Steve Jobs em criar novos produtos revolucionou a maneira com que os jovens agem hoje em dia. Quando está em casa o jovem usa o Imac, se esta ouvindo musica na rua está no Ipod, se fala no telefone, tira fotos, conversa por mensagem com os amigos, Iphone, até mesmo a maneira como os jovens leem o criador da Apple conseguiu mudar.

O avanço dessas novas tecnologias pode trazer tanto benesses quanto desvantagens, ajudam a otimizar as atividades do dia a dia e tornam virtual ações que antigamente eram reais, da mesma forma que a Internet se tornou essencial - hoje em dia não dá mais para imaginar nossa vida sem ela, e daqui a algum tempo os Smartphones serão tão necessários quanto. 

Essa necessidade de ter resultados instantâneos é a principal característica dessa nova geração. A palavra chave para este grupo é “multidisciplinaridade”, requisito este que é perfeitamente preenchido com esses novos produtos tecnológicos. E como podemos identificar alterações em nosso cotidiano por essas novas tecnologias? No ambiente corporativo, podemos destacar a agilidade com que os processos são realizados. Por exemplo, a diretoria de uma empresa não precisa mais estar reunida em um ambiente físico para discutie negócios. 

Outra influência interessante é que o avanço tecnológico potencializa a atuação do workaholic, esse profissional não precisa estar ligado fisicamente ao escritório para realizar suas atividades. Isso apenas confirma o que dizia Marx, que a maquina apenas fará com que o homem trabalhe mais. E na educação, com a tecnologia acabaram-se as barreiras do aprendizado e as pessoas podem compartilhar de forma simples e com inúmeras outras pessoas seus conhecimentos, manifestações e trocas de idéias. 

Nas palavras de Jabor “Ele provou que, na mutação digital, instrumentos podem ser ideias concretas, impregnadas nos aparelhos, conteúdos na forma. Chips são conceitos. E é verdade, pois estão mudando o mundo até politicamente, como nas manifestações por democracia como vemos no mundo árabe e nas recentes marchas nos EUA”. Com o avanço da tecnologia dificulta-se o controle do fluxo de informação e todos podemos ter voz.


No entanto nem tudo são flores, e da mesma forma que as novas tecnologias podem colaborar, elas também podem prejudicar. A multidisciplinaridade pode acabar atrapalhando o foco que damos para cada atividade, nossos relacionamentos acabam perdendo a força que tínham em outrora de forma que acabamos sendo consumidos pelo mundo virtual. Um bom exemplo disto é: quem se lembra da última vez que foi a um sebo e conversou com o vendedor sobre os livros? O Submarino substituiu o livreiro amigo: tudo é virtual, as compras em sua maioria são online, conversas de bar se tornam tópicos em comunidades, criamos inúmeras identidades, personalidades virtuais e não damos a devida “manutenção” para os relacionamentos do mundo fisico.

Até que ponto podemos confiar nas informações que recebemos da Web? Como qualquer um pode escrever, sendo especialista ou não, corremos o risco de acreditar em uma fonte não confiável por conta da necessidade de velocidade na entrega da informação.

Para concluir o raciocino, como tudo na vida existem dois lados da mesma moeda. A evolução da tecnologia, como vimos, pode ser altamente benéfica, pois ajuda em atividades que poderíamos levar horas, aproxima quem está longe, entre outras coisas. Porém, devemos tomar cuidado para não cair em certos vícios que prejudicam nossos relacionamentos com as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário