terça-feira, 25 de outubro de 2011

A música no mundo em que as pessoas não sabem o que é CD


Quando assunto é música, milhões de opiniões divergem ou não na escolha do que é considerado bom, ou o que é um lixo.
Fato que é a revolução das mídias e a explosão da internet como uma das maiores formas de expressão [de ideias, sensações,opiniões] mudou a forma como as pessoas encaram seus próprios gostos e, em muitos casos, mudou até seus gostos.
O que dizer das bandas que tem, na web, sua maior audiência? Não é à toa que sensações como Restart, Cine, Luan Santana e derivados são conhecidos até por quem prefere preto e branco. E o que vai importar na hora de levar pra casa um prêmio do VMB (Video Music Brasil, promovido pela MTv ) não são as pessoas que não gostam da banda, e sim o que elas geram de mídia espontânea com as críticas e sátiras que viram ícone na internet (puta falta de sacanagem, né?)
Esse ano, um exemplo da forcinha que a internet dá para a industria musical foram os prêmios conseguidos pelo Rapper “Criolo Doido” no VMB. Depois de ter lançado o seu segundo disco “Nó na Orelha” para download na internet, o homem (que saiu de uma periferia ao lado de casa) começou seu boom midiático, participando de inúmeros programas, ficando no topo do Tropic Trendings do twitter e , por conseqüência,  no palco do VMB, com três prêmios na mão. 
Fato é que não dá mais para manter a música viva sem a contribuição da internet, o ritual de comprar o álbum do artista e guardá-lo na estante está sendo cada vez menos apreciados pelos fãs da música. E é de fatos assim que surgem estatégias como a feita pelos músicos canadenses da banda Jive Talk.  A agência Rethink criou um álbum equipado com realidade aumentada onde os personagens representando os integrantes tocam “ao vivo” a música 123 Jump quando a capa é posicionada em uma webcam.

O encarte também tem fotos dos músicos com QR Code onde cada um “canta” quando colocam um smartphone na “boca” do integrante escolhido.
E assim caminha a humanidade... criando soluções para os problemas que a internet populariza. 

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